09/10/2009

Linux x Windows na minha vida

Sempre rolou uma implicância dos meus amigos por eu usar Linux, alguns dizem que uso para parecer diferente, outros dizem que uso porque odeio a Microsoft enquanto outros nada dizem apenas dão risada.  Mas a verdade é que uso Linux, pela liberdade que ele trás, e por não mais conseguir mais usar o Microsoft Windows.

Meu primeiro contato com um computador foi aos 5 anos, num computador que ficava na casa de um amigo. Era na época do estouro do Windows 95, na qual era raro ver casas com computadores. Não lembro muitos detalhes, apenas de jogar Paciência e assistir meu amigo jogando a primeira versão de Doom.

Alguns anos depois minha família comprou um computador (um Pentium MMX com 64mb de ram e 1,5gb de HD = R$1800), nele veio instalado, o tão bem conceituado na época, Windows 95. Usei-o durante 6 anos, depois troquei para o Windows 98 onde fiquei mais 2 anos e em seguida para o Windows XP (não com o mesmo pc, é claro) onde fiquei por mais 2 anos.

Nessa época, Linux para mim era algo distante, pois não tinha nem idéia de como era, só tinha o conceito que me foi passado: ”- É díficil de mexer, nem vale a pena tentar”.

Lembro que a primeira vez que busquei informações sobre o Linux, foi quando estava prestes a reinstalar o Windows devido a uma quantidade absurda de vírus que habitavam meu computador, na época procurei na internet pelo Mandriva, pois eu tinha um cd de instalação mas não sabia instalar. Levei o pc num amigo que arrumava o meu pc para ele re-instalar o Windows e comentei que tinha interesse em conhecer o Linux, ele me deu um Live CD do Kurumin 7 para testar sem instalar e já avisou: “Você não vai gostar, daqui a pouco você esquece que esse cd existe”. Ele estava certo. Eu usei poucas vezes e não quis mais saber, aceitei que o Linux não valia a pena.

Mas um dia dois amigos me aparecem com a idéia de instalar um tal de Ubuntu em seus computadores. De tanto falarem sobre o tal sistema e das vantagens do Open Source acabei aceitando testar através do Live CD. Não só testei como instalei e não uma mas 8 vezes na primeira semana, pois estava com dificuldades de configurar o GRUB e não sabia que ele podia ser reconfigurado pelo LiveCD. O resultado foi que de nós três o único que seguiu usando Linux foi eu.

Nunca mais consegui ter o Windows como meu sistema principal, não me sinto mais a vontade fora que fico meio perdido ao lidar com ele. hehehe

Escrevi tudo isso para contar como foi minha transição do Windows para o Linux. Recomendo a todos que não estão totalmente satisfeitos com o Windows ou outro sistema a testarem o Linux. É uma experiência totalmente diferente, na qual você tem o poder de moldar o sistema a suas necessidades.

Dois links interessantes:

Essa fala da cultura Linux, mostrando que o sistema não é um simples sistema: http://www.vivaolinux.com.br:443/dica/Linux-mais-do-que-um-sistema-uma-cultura

E essa trata as diferenças do Windows e do Linux num tom humorístico: http://www.iotecnologia.com.br/se-linux-fosse-mais-usado/

Era isso…

0 nerds comentaram: