30/06/2010
HTML 5
HTML 5, para quem não sabe, é a próxima versão da linguagem de internet HTML, padrão usado para construir ou estruturar a maioria dos sites.
(Para mais informações sobre HTML clique aqui.)
A grande diferença da atual versão do HTML (4.0) para a 5.0 é o suporte nativo a renderização multimídia, isto é, ele possibilita a reprodução de vídeos, jogos e etc... sem a utilização de plugins como o Flash, da Adobe, ou o Java da atual Oracle. Por essa razão o apelidaram de Flash-Killer, ou o Assassino do Flash.
Atualmente ele vem sido apoiado por diversas empresas, entre elas Apple e Google. Apple que por sua vez nem sequer liberou a entrada do Flash Player na AppStore, alegando que o mesmo tem baixo desempenho, quando comparado ao HTML5, e consome muita bateria e recursos do aparelho.
Logo o futuro pode ser bem incerto para as empresas por trás desses plugins, que se não trabalharem para renovar seus produtos, podem acabar sofrendo com uma concorrência direta e díficil de ser batida.
E para quem quiser testar e ja ir comparando:
- Precisa ter um navegador com suporte a HTML5
- Ter uma conta no YouTube e acessar youtube.com/html5 e ativar a reprodução de vídeos pelo HTML5. Não esqueça que por se tratar de um serviço beta, nem todos os vídeos podem ser vistos dessa maneira, e na indisponibilidade do serviço o Flash é automaticamente ativado.
- Ou acessar essa página html5demos.com, que explora os diversos aspectos do HTML5
Fontes:
dev.w3.org
wikipedia.org/wiki/HTML5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 nerds comentaram:
Postar um comentário